Tipos de cortina, saiba como escolher

As cortinas servem para controlar a luz, dar mais privacidade, dar um toque especial para seus ambientes e embelezar a casa. Precisa falar mais? As cortinas são as “roupas” que a nossa casa veste. Mas para escolher a cortina ideal, alguns detalhes precisam de atenção. Entre esses detalhes estão as cores, os tecidos e as estampas que devem combinar com o restante de sua decoração, com o tipo de ambiente e também com seu gosto pessoal. Saiba mais sobre os tipos de cortinas.

Pregas americanas

São um tipo de modelo bem clássico, com detalhes feitos com preguinhas, que geralmente são usadas com forro para favorecer o caimento. Esse modelo pode ser preso tanto em trilho como em varão.

Pregas fêmea

Essa cortina tem um caimento um pouco diferenciado, e isso porque o volume dos tecidos cai para trás. Uma cortina de pregas fêmea possui um caimento bastante reto, simplista e elegante.

Pregas macho

Diferente das cortinas pregas fêmea, uma cortina pregas macho tem o volume de tecido todo concentrado para frente. Seu caimento é muito elegante e ela pode ser usada tanto com varões, quanto com trilhos.

10681998_896843927000417_1539380951_n

Painel

Essas cortinas são ótimas opções para grandes vãos e ficam lindas em decorações modernas. Compostas com “painéis” de tecido, na cortina painel é possível usar desde tecidos mais leves até os mais encorpados.cortina-com-argola

Ilhoses

São muito bonitas e utilizadas para decoração, já que com o movimento as argolas passadas por entre o tecido podem emperrar. O ideal para esse tipo de cortina são os tecidos leves.

Argolas

Neste tipo de cortina o tecido fica preso ao varão por meio de argolas. As cortinas em argolas nunca saem de moda e aparecem com acabamentos diversos, como ouro velho, madeira, cromado, entre outros.

110396350_3GG

Passantes de tecido

Essas cortinas possuem um detalhe todo especial que deixa a decoração leve e diferenciada, porém, a movimentação da cortina fica um pouco debilitada, sendo então esse modelo também indicado para cortinas decorativas. 

Tecido inteiriço

As cortinas de tecido inteiriço são altamente indicadas para ambientes mais reservados, simples e elegantes. Seu deslizamento no varão também é difícil, o que também credita a ela uma função principalmente decorativa.

Postagens relacionadas:

Seja o primeiro a comentar em "Tipos de cortina, saiba como escolher"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*