Como Fazer um Kit de Higiene para Bebês

Essa é uma postagem colaborativa escrita pela Jana Bevilacqua, autora do site Nosso Primeiro Bebê. No blog da Jana você pode conferir artigos escritos especialmente para as mamães, com dicas e relatos pessoais a respeito da maternidade.

O Kit de Higiene para Bebês, além de ser peça importante na decoração do quarto do bebê, também auxilia muito na hora da troca de fraldas. Um bebê recém-nascido pode exigir até dez trocas de fraldas por dia, por isso é importante que tudo esteja estrategicamente posicionado, com tudo à mão, sem a necessidade de muitos contorcionismos para alcançar os itens de higiene.

Nesse post, vou ensinar como fazer um Kit de Higiene que seja prático, barato e personalizado de acordo com o seu gosto e o tema do quarto do bebê.

Você também pode ver exemplos de kits de higiene e dicas sobre os kits, inspirações e curiosidades no meu blog.

Passo 1: Defina o tema do quarto

O quartinho pode ter um tema fixo, ou se basear apenas em cores. O importante é ter alguma referência que sirva como guia para a compra dos outros objetos e para a montagem do Kit de Higiene.

Passo 2: Defina o local onde será colocado o trocador

Normalmente os trocadores são colocados sobre uma cômoda. O Kit de Higiene de seu bebê deve ser colocado próximo a esse local, ao alcance de suas mãos. Se você é destra, reserve o espaço da direita, caso contrário, da esquerda. Outra dica é tentar posicionar o kit próximo a uma parede, para que um eventual chute involuntário do bebê não lance tudo ao chão.

Passo 3: Verifique o espaço disponível

Meça a superfície da cômoda, desconte o tamanho do trocador e veja quanto lhe sobra de espaço para dispor os itens do kit de higiene.

Caso o espaço sobre o tampo seja muito pequeno, você pode deixar ali somente os itens mais importantes e utilizar a primeira gaveta da cômoda para os demais itens, como as fraldas, por exemplo.

Passo 4: Liste os itens necessários

Cada mamãe tem uma forma particular de fazer a troca de fraldas. Se você pretende utilizar água quente e algodão, então será essencial colocar na sua lista uma garrafa térmica, uma pingueira (pote de cerâmica ou vidro para pingar a água) e um potinho para algodão. Se preferir os lencinhos, então vai precisar de um suporte ou caixinha para eles. O fato é que a garrafa dá um charme todo especial, mas é pouquíssimo utilizada.

Os itens mais comuns são:

  • Garrafa térmica;
  • Pingueira;
  • Pote para algodâo;
  • Pote pra cotonetes.

Você também pode incluir em seu kit, dependendo do espaço disponível, uma pequena lixeira, um suporte para saquinhos de lixo, um porta-fraldas, um cestinho para acomodar pomadas e álcool.

Passo 5: Garimpe os itens

A dica para fazer um kit totalmente personalizado e criativo é comprar os itens separadamente e brincar com a mistura de estilos e texturas. O porta-cotonetes, por exemplo, pode ser um baleiro de vidro. A pingueira pode ser um copinho de conhaque.

Kit de Higiene para BebêsFOTO: Coisas da Doris

Outra opção que pode dar um resultado legal, é utilizar um pote de plástico de cozinha, desses bem coloridinhos.

Kit de Higiene para BebêsFOTO: Coisas da Doris

Passo 6: Finalize o Kit

Depois de juntar todos os itens, é hora de dar o acabamento. Caso os itens comprados sejam bem básicos, você pode usar um suporte ousado, como uma bandeja super colorida ou até mesmo uma bandeja de prata.

Kit de Higiene para BebêsFOTO: Coisas da Doris

Para a garrafa térmica, vale fazer uma capa de tecido ou comprar um adesivo estiloso para encapá-la. Você também pode utilizar papel contact ou simplesmente envolvê-la com uma fitinha.

Kit de Higiene para BebêsFOTOS: Lilibee

Caso desista de utilizar a garrafa térmica, pode dar o charme com um vaso bonito, enfeitado com uma flor (artificial para não provocar alergias no recém-nascido!) ou utilizar um baleiro ou vaso de vidro mais comprido para guardar algodões.

Kit de Higiene para BebêsFOTO: Coisas da Doris

Coloque junto ao kit um bichinho de pelúcias, ou um brinquedinho simpático. Ele servirá para deixar o kit mais bonito e também para entreter seu bebê nos momentos de choro.

Prontinho!

Seu kit ficará lindo, totalmente personalizado e provavelmente muito mais barato do que a maioria dos kits de higiene vendidos por aí 🙂

Postagens relacionadas:

Seja o primeiro a comentar em "Como Fazer um Kit de Higiene para Bebês"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*