Como pescar com segurança usando um caiaque

Quem gosta de praticar pesca deve sempre buscar alternativas que sejam adequadas para suas necessidades. Nem sempre é recomendável usar um barco com motor, já que o investimento é alto.

Outro detalhe é que um barco comum não pode ser transportado com facilidade. É por isso que vem crescendo o número de adeptos do caiaque de pesca. Leia mais informações sobre como pescar com segurança usando um caiaque!

Descubra qual tipo de caiaque é ideal para você

Escolha um modelo que seja confortável e seguro, já que pode passar várias horas sentado nele. Deve ser levado em consideração o ambiente em que será usado:

  • Os caiaques de pesca maiores têm estabilidade, sendo ideais para águas agitadas. Os mais largos permitem a pesca em pé e proporcionam ótimos arremessos.
  • Já os menores, são portáteis, leves e perfeitos em águas tranquilas.
  • Os caiaques de fibra proporcionam uma remada mais sólida, sendo ótimos nas longas travessias.
  • A versão de plástico é pesada e resistente, com custo acessível. É muito boa em corredeiras e percursos com remadas sobre pedras e tocos.

O que deve ser levado no caiaque de pesca

Em algumas regiões, pode ser necessário o uso de âncora. O peso varia conforme a correnteza. Uma dica para não deixar a corda solta no caiaque é usar um enrolador de cabo.

Quem gosta de pescar à noite deve se preocupar com a iluminação. O dias de lua cheia são ideais porque proporcionam iluminação natural. Mesmo assim, vale a pena levar lanternas para trocar a isca com mais facilidade.

Um GPS é de grande valia, até mesmo para os pescadores experientes. Sempre há o risco de se perder, portanto, cuidado com o excesso de confiança.

É preciso ter uma licença de pesca embarcada. Veja se a capitania de sua região faz outro tipo de exigência.

Identificação

Para aumentar a visibilidade no ambiente, o caiaque de pesca deve ter coloração chamativa, assim como o traje do pescador. O colete salva-vidas é essencial, ajudando não somente na parte visual, mas também garantindo o cumprimento de normas de navegação.

Porém, caso você tenha a intenção de pescar em lugares remotos, pode querer se camuflar e “enganar” os peixes com seu disfarce. Neste caso, opte por tons areia ou modelos de cor verde.

Cuidados durante o transporte

Mesmo depois de uma sucedida pescaria, é preciso estar atento durante o trajeto de volta para casa. Em carros de passeio, o caiaque deve ser transportado da mesma forma que uma prancha de surf, amarrado na parte de cima com cordas ou cintas de fixação.

O rack de teto acomoda até duas embarcações, mas também há suportes específicos para caiaques.

Dicas gerais para pesca em caiaque

  • Sempre veja a previsão do tempo antes de pescar. Evite dias com trovoada ou vento forte.
  • Use um chapéu ou boné e passe protetor solar. Não se esqueça de levar água para se hidratar.
  • Não gaste todas as energias na viagem de ida. Planeje a volta, afinal, ela depende de sua força para as remadas.
  • Mantenha o equipamento bem amarrado para que não sejam perdidos, caso o caiaque vire.
  • Quando parar de remar, prenda o remo no caiaque para evitar que ele se perca.

Postagens relacionadas:

Seja o primeiro a comentar em "Como pescar com segurança usando um caiaque"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*