Como fazer uma redação nota 10

Matérias para Concursos Públicos-LÍNGUA PORTUGUESA

redação

Para fazer uma redação nota 10, primeiramente, é necessário conhecer bem o tema proposto. É importante saber do que se trata, qual é a causa e a consequência do assunto abordado; a repercussão na sociedade, os comentários já feitos sobre o assunto, pontos positivos e  negativos.  Ao analisar todas essas vertentes sobre o tema, podemos começar a elaborar a redação.

Use rascunho para fazer uma redação nota 10

  • Liste os pontos que você irá abordar sobre o tema na redação;
  • Escreva um pouco sobre cada assunto;
  • Verifique a ortografia;
  • Organize de forma coerente e coesa tudo o que escreveu. Pronto, rascunho feito!

Tipos de redação

Uma redação pode ser narrativa, descritiva, ou dissertativa.

Narração:
Você irá narrar um fato, em 1ª ou 3ª pessoa. Lembre-se que uma narração tem começo, meio e fim. Comece a contar o que está acontecendo, descreva um pouco o cenário e seus personagens de forma abrangente, conte mais um pouco da história,  seja onisciente e onipresente, narre também o aspecto psicológico dos personagens e coloque um final.

Descrição:

Parece simples, mas não é. Em uma descrição, você deve descrever o que está acontecendo nos mínimos detalhes, sem exageros, pessoas e objetos, mas sem narrar uma história. Veja:
“Há uma avenida, com apenas 2 carros parados, vermelhos, com 2 pessoas dentro de cada carro, 2 mulheres com aparentemente cerca de 30 anos, morenas, cabelos cumpridos, gêmeas, e 2 homens mais idosos, com cabelos brancos.
Interessante, o modo como eles conversam reflete uma maneira mais erudita, não devem ser aqui do bairro…”

A diferença para uma boa descrição é descrever de maneira coesa, e ao mesmo tempo minimalista, colocando uma análise subjetiva do fato, sem fazer uma narração.

Dissertação:

É mais  complexa, mas é possível, basta treinar. É permitido escrever em 1ª pessoa, mas é recomendável a 3ª pessoa, pois a análise fazer uma redação nota 10deve parecer uma opinião geral, sem voz verbal (sujeito),  já que o fato é uma realidade, não uma opinião individual.

Dissertar é escrever sobre um assunto opinando, argumentando e defendendo seu ponto de vista.

Portanto, primeiro ponto: imparcialidade em dissertação existe, mas não é bem vista. Cuidado, como dito anteriormente, não use a palavra “eu”, assim como as expressões: eu acho, na minha opinião…

Ao dissertar, presume-se que você tenha conhecimento amplo sobre o assunto, por isso a necessidade de pesquisar sobre o tema antes de escrever.  A dissertação é dividida em 3 partes:

  • Opinião

Exponha explicitamente qual sua opinião sobre o assunto, fale sobre o tema, causas e consequências, e exponha sua visão.

  • Argumentação

Defenda, utilizando argumentos convincentes, justifique sua opinião sobre o tema. Sem medo, fale sobre os pontos negativos, apenas um breve comentário, contrários à sua opinião, e depois retruque com os pontos positivos. Lógico que sua argumentação a seu favor  deve ser bem melhor e bem feita. Evite jargões e ditados populares, assim como frases feitas. Veja 3 exemplos do que NÃO fazer:

Brasileiro não desiste nunca. (X)

Uma mão lava a outra. (X)

Se com 16 anos pode votar, também pode ser preso. (X)

Cite sim um pensamento criativo,fazer redação nota 10 ou pensamento de uma pessoa importante na história.
“Não concordo com uma palavra que dizeis, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las. ”     Voltaire ()

Citações de pensamentos que servem de argumento para defesa do ponto de vista são muito bem vistas, pois é notório o conhecimento e cultura de quem escreve o texto. Cite uma frase, um livro ou escritor reconhecido mundialmente, mas não exagere. Use 2 citações no máximo; afinal, quem tem que escrever o texto é você!

  • Finalização

Finalize retomando a sua opinião, dando ênfase que você está correto, a maioria das dissertações são temas sobre problemas complexos, portanto tenha uma visão social e apresente uma ideia real e plausível para a solução desses problemas.

IMPORTANTE – Leia sua redação 2 vezes, com objetivo de encontrar erros de ortografia e coerência. Além de começo, meio e fim, cada parágrafo deve ter nexo com o próximo, seguindo uma ordem. Seja coeso, pois “encher linguiça” irrita o leitor.

Aproveite as dicas em sua próxima prova, melhore suas notas ao fazer uma redação nota 10!

Postagens relacionadas:

9 Comentários em "Como fazer uma redação nota 10"

  1. Seria Interessante conter algumas redações, como exemplo. Quantidades de linhas, e parágrafos.

  2. Vou fazer o concurso de auxiliar técnico para educação, gostaria de um modelo para redação, por favor

    • Nos casos de concurso público é bom pesquisar temas de redações de provas anteriores para verificar o que é cobrado dos candidatos. Pelo o que pesquisei, não haverá uma redação, e sim perguntas dissertativas: “As provas dissertativas serão compostas por três situações-problema relacionadas ao conteúdo programático, com estreita correlação a atribuição do cargo de Auxiliar Técnico de Educação constante no edital.”
      Concurso da Prefeitura de São Paulo

  3. Olá , me disseram que tenho que analisa-la em 3 pontos , porém só me recordo de um saberia me dizer os outros dois?
    1-?
    2- Governo
    3-?

  4. Lucia Valadares Rodrigues | 5 de janeiro de 2014 às 5:57 pm | Responder

    Adorei! Esses ensinamentos, me fez ter mais visão de como fazer uma redaçao com segurança. Agradeço em nome de todos.

  5. Eu queria uma redaçao pronta

    • Olá, não é possível dar um modelo pronto porque há várias opções de temas que podem ser solicitados para uma prova. Busque modelos de redações corrigidas de versões anteriores da prova que pretende fazer para verificar o que é analisado/cobrado.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*